Ativista Bella Galhos é incluída na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo de 2023

Bella Galhos é diretora da ONG Arcoiris, que defende a comunidade LGBTQIA+, e também assessora da Presidência da República/Foto: DR.

Tradicional seleção organizada pela BBC, emissora pública do Reino Unido, destaca o papel de figuras femininas na defesa da educação, saúde, meio ambiente, direitos civis e democracia. É a primeira vez que uma cidadã de Timor-Leste é homenageada.

A ativista Isabel Antónia da Costa Galhos, mais conhecida por Bella Galhos, que celebra hoje (10.11) o seu 51.º aniversário, recebeu um presente antecipado: foi informada de que seu nome está na tradicional lista organizada pela BBC (emissora pública do Reino Unido) das 100 mulheres mais influentes no mundo deste ano. O anúncio oficial será feito no próximo dia 21.

Importante porta-voz no exterior da luta pela independência de Timor-Leste durante o período da ocupação indonésia, Bella Galhos também é uma das personalidades mais atuantes na promoção dos direitos humanos no país. Atualmente, é diretora da Organização Não Governamental Arcoiris, que defende a população LGBTQIA+ e também é assessora do presidente da República, José Ramos-Horta, na área do empoderamento económico para as mulheres.

Para conhecer melhor Bella Galhos, leia o seu perfil em: https://www.diligenteonline.com/a-bella-e-os-monstros/

Em entrevista ao Diligente, Bella Galhos contou que, há duas semanas, recebeu uma chamada, mas não a atendeu, porque o número aparecia como anónimo. Como as ligações não paravam, a ativista cedeu e descobriu que o interlocutor que a procurava falava inglês e era um jornalista da BBC. Foi então que soube que seria nomeada para a lista das 100 mulheres mais influentes do mundo de 2023.

Para confirmar, já que a rede estava instável, pediu ao jornalista para lhe mandar uma mensagem. “Fiquei muito assustada quando li, porque nunca na minha vida imaginei que seria selecionada para fazer parte desta lista. Não fiz nada de importante, apenas pequenas coisas, que continuo a fazer”, disse.

A ativista salienta que a lista foi um reconhecimento do que já fez ao falar abertamente sobre a violência contra as mulheres, as questões LGBTQIA+, a má gestão dos líderes e outros temas que ainda são considerados tabu em Timor-Leste. “A nomeação focou-se muito na minha honestidade e coragem para falar sobre estes assuntos em nome de muitas pessoas”, observou.

Bella Galhos cita que a inclusão de seu nome no rol fortalece a sua luta pela defesa dos direitos humanos, das mulheres e das minorias. “Muitas vezes, trabalhamos muito para a nossa família, comunidade ou país, mas as pessoas não veem, mas temos de o fazer por bem, porque o mundo um dia vai reconhecer o nosso trabalho”, refletiu.

A ativista acredita que a nomeação também representa uma forma de promover Timor-Leste a nível mundial. “Quando as pessoas virem o nome de Bella Galhos, que é timorense, vão querer saber mais sobre o país, porque é a primeira vez que a nossa nação aparece nessa lista”, afirmou, orgulhosa.

Bella Galhos apela a todos para que continuem a defender a verdade e a explorar os seus talentos para que sejam pessoas extraordinárias e pró-ativas para si próprias, para a sua família, para a sua comunidade e para o seu país.

A BBC divulga anualmente a lista das 100 mulheres mais influentes do mundo desde 2013, como uma forma de destacar o papel de figuras femininas na defesa da educação, saúde, meio ambiente, direitos civis e democracia.

Ver os comentários para o artigo

  1. Sente orgulho ba Mana Bella Galhos ninia contribuição santa nebe fornece durante nee ho ninia boa vontade servi ami nia rai doben e nakonu paciência luta pronto hamriik sira nebe menoria be sira direitos. Ita tebes halo grande diferencia ba sociedade rai doben Timor Leste nian. Fiar katak ho ita nia objeitivos no mehi sira bele conluida diak liu tan iha mundo nia matan.
    Parabéns e obrigada wain.
    Boa continuação Mana Bella
    Felicidade Neto

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?