Uso de biquíni por mulheres timorenses ainda causa estranheza

Banhistas na praia da Areia Branca com t-shirts e calções: cenário normal em Timor-Leste/Foto: Diligente

O Diligente foi à praia da Areia Branca conversar com as cidadãs para saber a razão pela qual a peça de roupa ainda é pouco utilizada.

Quando o biquíni foi apresentado ao mundo pela primeira vez pelo estilista francês Louis Réard, em 1946, causou um grande alvoroço por permitir uma maior exposição do corpo da mulher – algo incomum, na época. A peça de roupa representou uma quebra de paradigma, desafiando as convenções e restrições tradicionais que as mulheres enfrentavam em relação à sua vestimenta e ao seu comportamento.

À medida que o tempo passou, o biquíni tornou-se um símbolo da liberdade feminina, especialmente na escolha do que vestir em contextos de lazer à beira-mar.

Em Timor-Leste, contudo, a peça de roupa ainda causa estranheza. No país, é muito raro encontrar timorenses a usar o traje de banho. Muitas sentem vergonha só de falar a palavra “biquíni”, enquanto outras, apesar de acharem normal, resistem a usar biquíni, principalmente se estiverem sozinhas na praia.

As cidadãs relatam que os homens, ao verem uma mulher com biquíni, tiram fotos às escondidas, chamam-na num tom de gozo, lançam palavrões ou chegam a fazer gestos obscenos – mesmo estando num espaço público. Estrangeiras também reclamam da situação.

No entanto, há quem não permita que o comportamento alheio impeça qualquer vontade própria, e não hesite em usar biquíni ao ir à praia.

“Nunca tomei banho sozinha, de biquíni, na praia”

Metri Martins, 26 anos, apresentadora/Foto: DR

“Para mim, usar biquíni na praia é normal porque é moda. Todas as pessoas têm o direito de se expressar na moda, mas isso depende do conforto e da confiança que sentem para estarem assim em público. Poucas timorenses têm isso quando usam biquíni.

Eu sempre usei e, graças a Deus, até agora não fui alvo de comentários negativos ou atitudes abusivas. Talvez porque vou sempre à praia com as minhas amigas e elas também têm a mente aberta. Nunca tomei banho sozinha, de biquíni, na praia. E se eu for sozinha, claro que não vou tomar banho de biquíni”.

“Tiram-nos fotos e publicam nas redes sociais sem o nosso consentimento, sempre a fazer comentários maldosos

blank
Ofélia Martins, 26 anos, estudante universitária/Foto: DR

“Uso biquíni, quando vou à praia, mas depende da situação. Se tiver muita gente, não uso, porque o ambiente se torna desconfortável. Já passei por situações desagradáveis. Numa dessas ocasiões, alguns homens gritavam na minha direção em tom de gozo. Também já senti olhares de reprovação contra a minha pessoa, de mulheres inclusivamente.

As minhas amigas dizem para eu ignorar, mas não posso – tiram-nos fotos publicam nas redes sociais sem o nosso consentimento, sempre a fazer comentários maldosos. Tudo isto desencoraja as mulheres a usar biquíni em Timor-Leste.

Porém, quando vou a Jaco ou a alguma praia em Baucau, uso sempre biquíni, porque nesses lugares não há muita gente e sinto-me muito confortável”.

“Espero que um dia as pessoas se habituem ao biquíni na praia”

blank
Deoterya Silva, 26 anos, parteira/Foto: Diligente

“Para mim, é muito normal usar biquíni na praia e eu uso sempre. Não ligo aos comentários das pessoas. Elas que se eduquem. Eu visto o que eu quero. A vida é muito curta para perder tempo com comentários ofensivos e que não acrescentam nada.

Muitas vezes, quando estou de biquíni na praia, os homens tiram-me fotos ou tentam incomodar-me, mas o que posso fazer? O lugar é público e às vezes não é possível confrontá-los. Espero que um dia as pessoas, sobretudo os homens, se habituem ao biquíni na praia. Não é o vestuário que define uma mulher, independentemente do que elas vestem”.

“Eu realmente não quero usar biquíni”

blank
Cristánia Amaral Soares, 20 anos, estudante universitária/Foto: DR

“Em Timor-Leste, quando as pessoas usam biquíni, a reação é sempre diferente. Ouvi muitas vezes comentários a dizer que o biquíni é sinónimo de mostrar o corpo para as pessoas e isso desmotiva-me. Sinto-me muito insegura para usar essa peça de roupa. Eu realmente não quero usar biquíni.

Sou muito diferente das minhas irmãs e primas que, quando vão à praia, usam biquíni e não se importam com os comentários das pessoas. Já eu me importo  muito. Por isso, só vou à praia para aproveitar a paisagem e nem tomo banho”.

“Em Timor-Leste, quando veem uma mulher de biquíni, muitas pessoas lançam palavrões e olham sem parar

blank
Sancha Meni Gusmão, 25 anos, estudante universitária/Foto: Diligente

“Usar biquíni na praia depende do conforto de cada um. Eu só uso biquíni, quando também vejo as minhas amigas a usar. Em Timor-Leste, quando veem uma mulher de biquíni, muitas pessoas lançam palavrões e olham sem parar. É uma situação mesmo constrangedora. É por isso que às vezes fico com vergonha, quando uso biquíni para ir à praia.

Ver os comentários para o artigo

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?