TimorCast I Ep.23 – Dia Internacional da Mulher: cidadãs lutam para ter os direitos respeitados em Timor-Leste

Apesar dos progressos alcançados em direção à igualdade de género, ainda enfrentamos desafios significativos que afetam a vida de mulheres em todo o mundo. E Timor-Leste não foge à regra.

Violência de género, desigualdade no acesso à educação, disparidade salarial, menor representação em cargos de liderança, falta de acesso à saúde reprodutiva, discriminação legal e cultural, casamento precoce e falta de representação política são apenas alguns exemplos dos muitos desafios que as timorenses enfrentam.

Nesta data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, vamos ouvir o que as revisoras de português do Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ) têm a dizer a respeito do cenário para as cidadãs no país.

 

 

Array

Ver os comentários para o artigo

  1. Querida Maezinha!
    Neste dia internacional da mulher fui relegado para segundo e plano e confesso que gostei imenso. A mulher saiu de manha para um matabixo especial com amigas, ia a seguir jogar umas coroas no casino de Audian, arrumar um ou dois copos de champagne e viva o velho.
    Ja levei as criancas para a escola, de karreta kuda, limpei casa, pus as maquina de lavar a louca e roupa a funcionar e ate nem me esqueci de por o sabao. Ah sobrou um pouco de sabao para lavar a boca das mas linguas. Levei os pets para o jardim de infancia deles para lhes ensinarem boas maneiras e a comportarem-se como o estipulado na constituicao. A maquina da roupa acabou o ciclo, tirei-a e pendurei na linha de arame, entre coqueiros, que tenho no quintal do meu palacio. Aproveito as proximas duas horas de folga, pego na cana de pesca e vou pescar uma ou duas garoupas ou ate mesmo um ou dois peixe coco para o nosso jantar de gala. Meto no saco uma garrafa de tuaca para me matar a sede. Esta um calor de rachar. Vou pescar para os lados do cais de Dili. Ate sou capaz de apanhar boleia dos barcos japoneses, se assim acontecer vou pescar no alto mar e de certeza que trago peixe grande pro resto do mes para toda a familia.
    Na volta passo pela farmacia para ver se ja tem a minha receita medica que espero faz 3 meses.
    Tambem preciso de ir a bruxa que por sinal e a minha tia Leocadia para saber se a partir deste ano realmente os machoes de Timor, vao dar as mulheres aquilo que prometeram e que por sinal e aquilo que lhes pertence por direito constitutional. Eles os homens, especialmente politicos e governantes tem ca uma Labia de fazer invejar o velho que vende banha da cobra.
    Fiz todas as minhas tarefas que geralmente a mulher faz e ate nao me caiu a pindirica.
    Feliz dia internacional da Mulher!

    Bjs

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?