No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Educação, que se assinalou a 24 de janeiro, e com o objetivo de promover hábitos de leituras, está a decorrer, desde ontem e até ao final do dia de hoje, uma feira do livro, na Sala de Leitura Xanana Gusmão (Xanana Reading Room).
O organizador do evento, Elias de Jesus, destaca que a feira oferece aos visitantes livros a preços mais acessíveis , o que permite “a compra para a maioria da população. Os preços variam entre os 25 centavos e 1 dólar”.
O coordenador da biblioteca, Arsénio Costa de Deus, explica que grande parte dos livros disponibilizados são clássicos da literatura e estão escritos em várias línguas – inglês, português, tétum e indonésio. Há literatura, mas também livros técnicos. “O evento realiza-se a cada dois ou quatro anos, dependendo da quantidade de livros acumulados”, esclarece o coordenador.
A livraria online I Learn Bookstore, que vende livros em língua inglesa e indonésia, também está representada no evento. O responsável, Gerson Ximenes, vende livros sobre agronomia, medicina e farmácia e desenvolvimento pessoal.
Carmelita Ribeiro, uma das visitantes, elogiou o evento, principalmente, por permitir à maioria dos cidadãos comprar as publicações a um preço justo e acessível.
A par dos livros, os visitantes podem também encontrar computadores usados à venda pelo preço máximo de 50 dólares.
Esta e uma iniciativa que aplaudo com as maos e os pes!
A feira do livro e o “mana” que todo cerebro necessita, e o oxigenio que o cerebro respira, e o elixir que muda mentes, e um achega para um futuro risonho que o nosso Rai Doben desesperadamente e diligentemente necessita.
Muitas vezes na vida, uma coisa minuscula e um paso gigante, nao tenham duvidas.
Por favor mantenham no espirito que vos deu a luz, ” Lian los”!