Competição, que acontece de 27 de junho a 7 de julho, é o maior evento desportivo entre instituições de ensino superior do continente asiático e ocorre de dois em dois anos. Os escolhidos foram os vencedores de um torneio de dois dias que aconteceu no Dili Institute of Technology.
Após uma competição no Dili Institute of Technology (DIT) que durou dois dias, a Federação de Xadrez de Timor-Leste (FXTL) selecionou os quatro representantes do país que irão disputar os Asian University Games (AUG), em Surabaya, na Indonésia. Entre os rapazes, Tarsizio Francisco e Manuel Menezes foram os vencedores ocupando o 1.º e 2.º lugares, respetivamente. Sonizia Tilman ficou em 1.º lugar e Embelina Augusta foi a segunda classificada da categoria feminina. O grupo viaja para o país vizinho a 23 de junho e o torneio acontece de 27 de junho a 7 de julho.
Os AUG é o maior evento desportivo entre instituições de ensino superior do continente asiático e ocorre de dois em dois anos.
Na competição, organizada pela FXTL, participaram 49 xadrezistas (43 homens e seis mulheres) da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL), Institute of Business (IOB), Universidade Oriental (UNITAL), Universidade da Paz (UNPAZ) e DIT.
O presidente da FXTL, Zeferino Viegas, explicou que os selecionados vão frequentar uma formação intensiva de xadrez nos próximos dias até a viagem para os AUG. “Vamos preparar-nos da melhor forma possível para que possamos ter um bom desempenho na Indonésia. Estamos confiantes”, afirmou. Os custos da viagem serão pagos pela FXTL.
A estudante de Biologia na UNTL, Sonizia Tilman, contou ao Diligente que aprendeu xadrez em 2018 e logo no ano seguinte participou nas Olimpíadas de Xadrez Júnior, na Mongólia. Em 2022, foi campeã nas Olimpíadas de Xadrez na Índia, na categoria Women Candidate Master (WGM), tornando-se na primeira e única cidadã timorense com um título mundial da modalidade desportiva.
“Sinto-me honrada por representar o nosso país mais uma vez. Pode ter certeza que vou tentar trazer mais um título. Da minha parte não faltará dedicação”, afirmou a estudante.
Por sua vez, Tarsizio Francisco, 24 anos, irá disputar o seu primeiro torneio internacional de xadrez. Entusiasmado, o jovem, que aprendeu a jogar com o seu tio durante a pandemia de covid-19, está otimista. “Os resultados não traem os esforços e sei do meu empenho. Xeque-mate e vitória”, concluiu.