O Grupo Media Nacional (GMN) está a transmitir um programa televisivo infantil totalmente em português. O “Aprender é di’ak” (“Aprender é bom”) permite às crianças melhorarem o domínio da língua e compreenderem conteúdos escolares de várias disciplinas de forma prática e divertida.
Durante os 15 minutos do programa semanal, apresentado por Miguel Taveiro e Nívia Cristóvão, duas crianças aprendem, jogando. Após cada um dos dois jogos, o professor Olderico Cabral do Centro de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) de Díli explica os conteúdos ligados à língua, Matemática, Geografia, História ou Ciências.
O espaço infantil nasceu da parceria entre a GMN TV e dos projetos Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ) e CAFE.
O coordenador-adjunto do CLJ, José Monteiro, explica que a colaboração entre o canal e os dois projetos surgiu a pedido do Presidente do Conselho de Administração do GMN, Jorge Serrano, que queria ver mais programas em português na televisão.
Divulgar a língua portuguesa e conteúdos de outras disciplinas de “uma forma mais lúdica, subtil, alegre e criativa” é, de acordo com José Monteiro, o principal objetivo deste espaço infantil.
“A televisão atrai mais pessoas e é importante o projeto chegar também às crianças e adolescentes através da comunicação social”, sublinhou.
Também para o diretor de informação do GMN, Delfim Oliveira, o “Aprender é di’ak” oferece às crianças conteúdos mais atrativos que ajudam na aquisição do português.
Este é o segundo programa em língua portuguesa produzido pelo canal, depois do “Na ponta da língua”. O diretor espera que o “Aprender é di’ak” “seja uma referência para a criação de mais programas em português, mantendo, desta forma, a cooperação”.
Foram produzidos seis episódios, mas tanto o GMN como os dois projetos pretendem dar continuidade a este espaço infantil.
Para o professor Olderico Cabral do CAFE de Díli, participar no programa foi um privilégio e considera que “aprender a língua, mas também ciências, através de jogos e diversão, é muito importante”.
Celcia Soares e Rodrigo Barreto, alunos do 8.º ano do CAFE de Díli, foram concorrentes e confirmam. Dizem ter aprendido “através das brincadeiras e jogos, principalmente das contas”.
Aprendem os concorrentes e telespectadores assíduos, como Rafael Neto, 10 anos, aluno do 5.º ano da Escola Portuguesa de Díli. Nunca perde um episódio, a que assiste sempre antes de fazer os trabalhos de casa: “Às vezes, chamo os meus vizinhos para vermos juntos, porque gosto muito do programa. Espero que continue no futuro”.
Qual o jogo preferido? “Boia ou Afunda. Depois de o ter visto, chamei os meus primos para jogar, usando materiais de casa, como talheres, bonecos de plástico, entre outros”, diz entre risos.
O programa “Aprender é di’ak” é transmitido todos os sábados, às 10h, na GMN TV, e está disponível no YouTube.
Assista aqui aos primeiros episódios.
____________________________
CONTEÚDO PATROCINADO
Parabens! Tudo que seja positivo para ajudar as criancas e sempre benvindo, salutar.
O saber nao ocupa lugar!
As criancas sao o alicerce da Nasaun. Ha que proteje-las, enriquece-laa, muni-las de TUDO que as possa ajudar a crescer saudavelmente, espirirtualmente, para um futuro que nao e certo, com coisas inesperadas.
Da minha parte o muito obrigado.
Bam Hajam!