CONTEÚDO COMERCIAL

Cada animal é único e tem necessidades diferentes. Nasceu em Díli uma clínica que sabe disso

Nova clínica e loja para animais em Manleuana, em Díli/Foto: Castela Pet Care

Se tem um amigo de quatro patas, esta informação interessa-lhe. Abriu a 01 de setembro uma nova clínica Castela Pet Care. Além de cuidados médico-veterinários e de outros serviços, pode encontrar produtos alimentares, de higiene e medicamentos específicos para cada animal e únicos em Timor-Leste.

Aberta entre as 8h e as 21h, todos os dias da semana,  a nova clínica Castela Pet Care, um espaço amplo e tranquilo, situado em Manleuana, Díli, à beira da estrada, em frente à bomba de gasolina, merece uma visita. À entrada, recebe-nos, consciente da sua beleza e fofura, uma cadela branca de orelhas e patas pintadas de rosa de raça poodle. A médica veterinária Rachel Castela, a proprietária da loja, já dona de uma clínica em Taibessi, apresenta-nos o animal: trata-se da sua Cantika.

À cadela de Rachel, juntam-se três gatos aqui hospedados por donos que se ausentaram de Díli. Se precisar de se deslocar para fora da capital e quiser deixar os seus felinos num espaço agradável e aos cuidados atentos de enfermeiros e médicos veterinários, a clínica oferece um serviço de hotel só para gatos.

Apresentados os bichos, Rachel fala-nos da ampla variedade de produtos que disponibiliza nesta clínica. Começa pela alimentação. Ração húmida ou seca para cães e gatos de diferentes raças. Bebés ou adultos. Saudáveis ou com doenças. Comida de vários preços para todos os bolsos, inclusive um ou dois quilogramas de ração retirados de sacos grandes. É fácil os clientes encontrarem o que procuram.

Entre as várias marcas disponíveis, existem três internacionalmente reconhecidas – Royal Canin, Hill’s e Purina Pro-Plan – , algumas delas produtos exclusivos em Timor-Leste. Estas marcas obedecem a todos os requisitos exigidos pelas organizações norte-americanas Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês) e Associação Americana de Controlo de Alimentos (AAFCO, em inglês), bem como da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA, em inglês), que reúne mais de 200 mil veterinários de todo o mundo.

Ao comprar estes produtos para o seu cão ou gato, sabe que está a garantir, por exemplo, que a comida que lhes oferece é formulada por um veterinário especializado em Nutrição, mas também com controlo de qualidade dos ingredientes e do produto final, pesquisa científica e análise de nutrientes.

Na nova clínica Castela Pet Care, estão disponíveis centenas de produtos diferentes para o seu animal de estimação/ Foto: Diligente

Também entre os produtos destas três marcas, encontra comida formulada para diferentes raças ou problemas de saúde específicos. Se os cães ou gatos estão debilitados, têm problemas de pele, urinários ou gastrointestinais, como diarreia ou vómitos, tem ao seu dispor alimentos que ajudam o seu amigo de quatro patas a recuperar.

Ração húmida ou seca para cães e gatos de diferentes raças. Bebés ou adultos. Saudáveis ou com doenças. Comida de vários preços para todos os bolsos. É fácil os clientes encontrarem o que procuram.

Os animais doentes não contam só com tratamento da Dra. Rachel e alimentação adequada às suas necessidades. Como explica a médica veterinária, a clínica tem também “medicação e suplementos para doenças dermatológicas, parasitas internos e externos, patologias respiratórias e gastrointestinais, bem como vitaminas”.

A toda a esta variedade de produtos junta-se leite para cães e gatos que ainda precisam de ser amamentados, mas, por algum motivo, foram separados da progenitora. Muitos donos pensam que podem dar leite do supermercado a gatinhos e cães. Nada mais errado. Além de não ser semelhante ao leite materno, estes animais não conseguem decompor a lactose dos produtos lácteos, em especial do leite. O açúcar da lactose fermenta nos intestinos, o que leva a cólicas e diarreia, sobretudo nos gatos. Diarreias persistentes causam desidratação e, em casos graves, a morte. O único leite que cachorros e gatinhos podem, então, beber é o da mãe ou um leite de substituição, fundamental para oferecer todos os nutrientes de que estes animais tão frágeis necessitam. Encontra-o nesta nova clínica.

blank
Na nova clínica, encontra produtos específicos para idade, raças ou problemas de saúde/ Foto: Diligente

Alimentação e medicação são essenciais, mas a higiene do seu animal não pode ser descurada. É necessário escovar ou dar banhos regulares ao seu amigo de quatro patas. Este tipo de cuidados diminui o mau cheiro, mas também reduz a acumulação de pele morta e outros poluentes. Ajuda ainda a evitar que se juntem pó, pólen, pulgas e carraças. O dono deve também estar atento às unhas, que, quando crescem demasiado, podem causar dor ou ficar presas em objetos, quebrando-se e provocando sangramento. No caso das orelhas, a falta de limpeza pode levar ao desenvolvimento de ácaros, bactérias e fungos no canal auditivo do seu animal de estimação.

“Temos caixas de areia e areia para gatos. Encontram aqui toalhitas especiais para limpar os olhos e os ouvidos, champô e perfumes”, diz Rachel. A clínica tem também instalações próprias para tosquias e cortes de pelo, banhos, corte de unhas e limpeza de orelhas. Não faltam também outros acessórios importantes: trelas, coleiras, caminhas para os animais descansarem, dispensadores de água e alimentos ou transportadoras.

Clínicas equipadas, serviços únicos e “coração”

Esta é a segunda clínica veterinária de Rachel Castela. O primeiro espaço nasceu em 2019, na aldeia de Deanbata Besi (My Friend), no suco de Lahane Oriental. Nos dois locais, trabalham atualmente três médicos veterinários e cinco enfermeiros. Foi em Bemori que recebeu clientes como o português José Monteiro, que tem seis gatos, quatro deles já em Portugal com a ajuda da clínica, serviço que classifica de “excelente”: “Levar quatro gatos de Timor-Leste para a Europa é um processo muito burocrático e moroso, mas a Dra. Rachel revelou muito profissionalismo, o que nos deu segurança. Correu tudo bem graças a ela”.

“A Dra. Rachel tem feito investimentos para melhorar as possibilidades de tratamento e diagnóstico na sua clínica. Isso é fundamental para dar mais oportunidades de vida e qualidade no diagnóstico e tratamento dos animais”

Mas a experiência do português, que, juntamente com a mulher, resgatou dezenas de gatos, alguns em muito mau estado de saúde, não se ficou por aqui: “Com tantos gatos doentes, precisámos de vários serviços. Além da vacinação e esterilização, foi a única clínica onde pudemos fazer análises ao sangue ou a parasitas, ecografias e testes rápidos aos gatos”.

Também a colombiana Natália Quintero, que tem gatos seus e ajuda outros de rua, sublinha os serviços das clínicas Castela Pet Care como uma mais-valia: “A Dra. Rachel tem feito investimentos para melhorar as possibilidades de tratamento e diagnóstico na sua clínica. Isso é fundamental para dar mais oportunidades de vida e qualidade no diagnóstico e tratamento dos animais”. Para Natália, é igualmente importante saber que há atendimento aos fins de semana, “o que demonstra o compromisso da doutora e da equipa com a profissão. Afinal, as doenças não têm horário”.

“Nota-se o carinho da Dra. Rachel pelos animais. Trabalha com o coração”

Natália elogia ainda o trabalho “cuidadoso e dedicado” da veterinária: “É delicada com os animais, o que ajuda a aliviar o stress dos bichinhos durante a consulta e nos deixa, como cuidadores dos animais, mais tranquilos na hora de colocar os nossos animais nas suas mãos  ou da equipa”.

blank
Rachel Castela e equipa num diagnóstico a um animal, na clínica de Manleuana / Foto: Diligente.

Outra característica da veterinária, apontada por José e Natália, é a generosidade. Com tantos gatos de rua para ajudar, a colombiana olha para “as facilidades de pagamento como uma gentileza e uma ajuda imensa, visto que são muitos os animais órfãos a vaguear pela cidade e cuidar deles de maneira sistemática gera um alto custo”.  Já José refere os descontos nos tratamentos de gatos de rua que ali deixou internados, mas também os animais abandonados, aqueles que ninguém quer, acolhidos na clínica e que a veterinária trata como seus: “Nota-se o carinho da Dra. Rachel pelos animais. Trabalha com o coração”.

E é com carinho que Rachel nos fala do sonho de cuidar de animais, que surgiu em criança e a motivou a criar as clínicas: “Gosto muito de cães e gatos. Quando terminei o ensino secundário, também por recomendação da minha mãe, decidi tirar o curso de veterinária. Queria cuidar dos animais, porque os amo”.

_________________________

CONTEÚDO COMERCIAL

blank

Array

Ver os comentários para o artigo

  1. Redacao, o meu cao ” Farrusco”
    Ze Canino, 9 anos, escola primaria de Becora

    Gosto muito do meu cao “Farrusco”.
    O Farrusco e um cao barato de se ter, nao precisa de enlatados especiais que geralmente
    custam um braco e uma perna. Ele felizmente nunca necessitou de visitar o veterinario o que para mim e uma dadiva caida do ceu dado os exorbitantes custos. Teria de ir ao banco requerer um “credito suave”. Todos os dias olho pro Farrusco e vejo-o sempre com um sorriso lindo. Nao preciso de o levar para o exercicio diario. O meu Farrusco nao contribui para degradar o “ozone layer”. Nao necessito de pagar para vir a senhora e dar banho. So necessito de 3 em 3 meses pegar no espanador para lhe tirar o po. O Farrusco vive pendurado numa parede da minha casa.
    O Farrusco ate tem um papilon ao pescoco.
    O Farrusco e do sexo masculino e muita gente
    ja o confundiu com uma cadela. Ele nunca se importou.

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?