Papa Francisco visita Timor-Leste de 9 a 11 de setembro deste ano

Francisco é o 266º Papa da Igreja Católica Romana/Foto: Vaticano

Informação foi confirmada esta sexta-feira (12.04) pelo Pró-presidente da Conferência Episcopal Timorense, Dom Virgílio Cardeal do Carmo, juntamente com o representante do Vaticano em Timor-Leste, Marco Sprizzi, em evento na Nunciatura Apostólica de Díli.

O Papa Francisco virá a Timor-Leste pela primeira vez. A visita do líder máximo da Igreja Católica ao país acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro deste ano, informaram nesta sexta-feira (12.04) o Pró-presidente da Conferência Episcopal Timorense, Dom Virgílio Cardeal do Carmo, juntamente com o representante do Vaticano em Timor-Leste, Marco Sprizzi, em evento na Nunciatura Apostólica de Díli, em Motael.

No anúncio feito aos jornalistas no encontro, as autoridades classificaram a vinda do sumo pontífice à nação como “um evento histórico para o povo timorense”. Já o Governo, na figura do vice-coordenador-geral de Alto Nível Institucional para a visita papal, ministro Tomás do Rosário Cabral, manifestou “grande expetativa e entusiasmo” com a confirmação da notícia e desejou que a presença de Francisco no país seja “um momento de bênção e renovação espiritual para todos os timorenses”. O Governo autorizou a utilização de até 12 milhões de dólares americanos para a preparação da vinda do Papa.

Em Timor-Leste, o Santo Padre deve realizar a principal celebração eucarística em Tasi Tolu, local escolhido durante a visita da delegação do Vaticano ao país em janeiro deste ano. Foi lá que, a 12 de outubro de 1989, o Papa João Paulo II também se reuniu com os cidadãos timorenses numa memorável missa. No local, há um monumento do ex-líder católico, falecido a 2 de abril de 2005.

De acordo com o Vaticano, a vinda do Papa Francisco a Timor-Leste ocorre no âmbito de um périplo que o Santo Padre vai fazer ao Sudeste Asiático em setembro, que inclui também visitas à Indonésia (3 a 6), Papua Nova Guiné (6 a 9) e Singapura (de 11 a 13).

Segundo o Governo, uma delegação do Vaticano deverá chegar a Timor-Leste em breve, com o objetivo de verificar o progresso dos preparativos para a estadia do sumo pontífice.

Francisco foi o nome escolhido pelo Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 87 anos, quando foi eleito Papa da Igreja Católica Romana em 13 de março de 2013 – em substituição a Bento XVI, que renunciou. Esta escolha é uma homenagem a São Francisco de Assis, conhecido pela sua humildade, serviço aos pobres e amor pela paz.

Segundo o censo de 2022 (o mais atual), cerca de 97,5% dos 1,3 milhões de habitantes de Timor-Leste são católicos.

Array

Ver os comentários para o artigo

  1. Um Povo em via dolorosa!

    Santo Padre desejo-lhe recepcao calorosa
    De um Povo humano, com sonhos cor de rosa
    Sonho de erradicar a pobreza, maravilhosa
    Sonho de melhorar a saude, grandiosa
    Sonho de ter emprego, luminosa
    Sonho de melhor educacao, estrondosa
    Sonho da mulher exercer seu direito, desejosa
    Sonho de um MILAGRE, esperancosa
    Para bom entendedor minha palavra, gulosa
    Um Povo em via dolorosa!

    Ze Catolico Apostolico Romano
    Poeta de TL (ex-sacristao)

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?