Comunidade muçulmana em Timor-Leste celebra o fim do Ramadão

Mesquita em Campo Alor, em Díli/Foto: Diligente

O Eid al-Fitr ou Idul Fitri é uma das mais importantes datas para os islamitas, pois assinala o término do jejum durante o mês sagrado, representando a celebração da fé e da fraternidade.

A comunidade muçulmana em Timor-Leste celebra hoje (10.04) o Idul Fitri, um dos feriados mais importantes do Islã em todo o mundo, que representa o fim do mês sagrado do Ramadão, marcado por jejum, oração e reflexão. O dia simboliza a gratidão a Allah (Deus) pela força e autocontrolo demonstrados durante o período, sendo um momento de celebração e alegria, onde os muçulmanos se reúnem com as suas famílias e amigos para festividades, troca de presentes e partilha de refeições especiais.

Durante o Ramadão, comida, bebida e relações sexuais estavam interditas entre o nascer e o pôr do sol. O fim do mês sagrado representa a vitória da fé e da fraternidade.

Em Díli, os islamitas reúnem-se às 7 de manhã na mesquita em Campo Alor para fazer orações e celebrar a data especial. Sakhina Mawadah Amaral, 18 anos, estudante da Escola Secundária de Annur, explicou que durante o Ramadão os atos de caridade para com as pessoas mais necessitadas são reforçados. “Ao ajudarmos os outros, vamos ser recompensados pelas nossas ações, como uma bênção de Deus”, afirmou.

A jovem acrescentou que no Idul Fitri os familiares se reúnem para revigorar as relações. “É dia de reconhecer os nossos erros e, assim, fortalecer os laços de amizade e paz”, argumentou.

O vice-presidente do Conselho Islâmico de Timor-Leste, Abdullah Inácio Soares, detalhou que depois da confraternização na mesquita, os religiosos visitam orfanatos e famílias carenciadas, como forma de valorizar a importância da solidariedade.

Abdullah Soares congratulou ainda a população timorense pela tolerância religiosa. “Somos todos respeitados emocional, cultural e socialmente”, sublinhou. Felicitou ainda a comunidade muçulmana, a quem pediu que continue a colaborar com todas as entidades no sentido de contribuir para o desenvolvimento do país.

O vice-presidente do Conselho Islâmico de Timor-Leste informou também que a comunidade muçulmana irá contribuir para a preparação da visita do Papa Francisco ao país, que deve acontecer ainda este ano.

De acordo com os dados do censo de 2022, cerca de 97,5% da população identificam-se como católica, enquanto aproximadamente 2.500 são protestantes, havendo ainda uma parcela minoritária que segue as religiões muçulmana, hinduísta e budista.

Array

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?