Associação lança site para promover negócios de mulheres empreendedoras em Timor-Leste

Criada em 2007, a AEMTL conta com 400 membros de todos os municípios de Timor-Leste/Foto: DR

O portal pode ser acedido em três línguas (português, inglês e tétum). AEMTL trabalha para fortalecer o empoderamento feminino através de atividades que visam o desenvolvimento de ações e a independência financeira.

A Associação Empresarial das Mulheres de Timor-Leste (AEMTL), juntamente com parceiros, lançou na terça-feira (19.03), na Fundação Oriente, em Díli, o website da organização. O portal, que pode ser acedido em três línguas (português, inglês e tétum), pretende divulgar as atividades das empreendedoras do país a nível nacional e internacional.

Criada por 43 cidadãs em 2007, a AEMTL conta com 400 membros de todos os municípios de Timor-Leste. Fazem parte da associação empreendedoras envolvidas em diversos setores, como artesanato, fornecimento de alimentos, agricultura, limpeza, construção civil, produção de bens, entre outros.

A presidente da AEMTL, Hergui Lina Fernandes Alves, afirmou que o site permite dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo grupo e, consequentemente, “contribuir para o desenvolvimento económico do país”, realçou.

Hergui Fernandes reforçou que uma das missões da AEMTL consiste em apoiar as mulheres timorenses para serem mais independentes, favorecendo o empoderamento feminino e o combate à violência doméstica. “Acreditamos que o negócio de uma mulher vai ajudar a desenvolver o negócio de outra mulher. Investir nas mulheres significa investir na família e na sociedade”, destacou.

A presidente agradeceu à Autoridade de Município de Díli, à União das Cidades das Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA), através do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste” – que conta com financiamento da União Europeia –, “por terem contribuído para ligar a AEMTL ao mundo”, frisou.

O técnico e gestor de projeto da UCCLA, Luís Machado, informou que o serviço conjunto com a AEMTL ocorre no âmbito de um memorando assinado em agosto do ano passado. O acordo envolve a realização de formações no seguimento de um concurso de ideias de negócios.

“O desenvolvimento económico-social de cada uma é um dos esforços básicos da atividade do nosso projeto, que pretende dar formação às mulheres e inspirá-las pessoal e profissionalmente”, destacou o gestor da UCCLA.

Por sua vez, o embaixador da União Europeia em Timor-Leste, Marc Fiederich, observou que o mundo digital está a mudar drasticamente o estilo de vidas das pessoas no contexto de transações económicas e interação de atividades. Felicitou ainda a AEMTL, que, na sua opinião, “assume um papel ativo na transformação da vida destas mulheres”.

Array

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?