Esperança quer ser “voz, olhos e ouvidos” dos marginalizados

Esperança quer produzir informação credível e de interesse público/ Foto: Diligente.

Timor-Leste tem mais um novo órgão de comunicação social online. Chama-se Esperança e foi lançado sexta-feira, na Sala de Leitura Xanana Gusmão (Xanana Reading Room), em Díli.

O novo órgão é fruto da preocupação dos jornalistas fundadores com a evolução do país, principalmente com as “condições miseráveis em que vive grande parte da população”, explicou o diretor-executivo do Esperança, Domingos da Silva, no lançamento do site.

Acrescentou que não querem competir com os outros média, mas sim transmitir informações credíveis e ser “a voz, os olhos e os ouvidos” da população mais marginalizada.

Maria Dadi Soares Magno, Presidente do Conselho de Redação do Esperança, considera que o papel comunicação social é muito importante por “terem de dar ao público uma informação justa, credível e do interesse público”.

Os jornalistas do novo jornal online acreditam que será fácil aceder à informação e que o público facilitará essa tarefa.

“Fico contente, porque há mais um órgão de comunicação social no país e espero que o Esperança possa partilhar informação sobre a nossa comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero (LGBT) ao público”, disse o representante da Fundação Codiva, Júlio do Carmo.

Já o representante da Associação Halibur Deficiência Matan Timor-Leste (AHDMTL), Júlio da Costa Fernandes, destacou que “é importante que os jornalistas do Esperança trabalhem com profissionalismo e procurem informação sobre as pessoas portadoras de deficiência nas áreas remotas para que o Estado melhore as condições de vida destas pessoas”.

O Secretário de Estado da Comunicação Social, Merício dos Reis “Akara”, salientou que Governo quer apoiar “a iniciativa dos jovens para que o projeto possa ser duradouro” e elogiou o facto de o Esperança ser online, o que permite o acesso à maioria das pessoas.

As notícias vão ser escritas em tétum, mas o novo órgão de comunicação social não põe de parte a hipótese de ter também notícias em português, se, no futuro, fizerem parte da equipa jornalistas formados em língua portuguesa.

Array

Ver os comentários para o artigo

  1. Esperanca!

    Incolor, nao palpavel mas sempre na andanca
    Em Portugal na Australia, em Timor,em Franca
    Sopram em Rai Doben Timor ventos de mudanca
    E a culpa e da Esperanca
    Coisa que nutro desde crianca
    Nao interessa se fere a arma ou a lanca
    Se a fera e brava ou mansa
    Avanca Esperanca
    Alcanca

  2. A coragem ultrapassa a voz, os olhos e os ouvidos!

    Muitas vezes a coragem ultrapassa a voz, olhos e ouvidos
    E irma gemea da esperanca e tem 6 sentidos
    E munida de tudo que faz orgulhosos e preferidos
    Olha por todos os “entes queridos”
    Nao da baldas a quarelas dos medios
    E simplesmente o abafar do Povo heroico, a mudanca dos tempos idos
    As cacatuas, os louricos, as kakoas cantam hinos destemidos
    Os manolins provam que o tamanho nao afecta os ouvidos

  3. Gostaria de ler as notícias neste portal pelo qual nos-ajuda de método em que mostrar as palavras não familiares pra nós. Creu que este média vai ser uma das plataformas para aprender mais e desenvolver o meu skill da língua portuguesa.

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?