Vozes pequenas, sonhos grandes: Ser criança em Timor-Leste

O dia 1 de junho é celebrado como o Dia Mundial da Criança — uma data em que o mundo inteiro reconhece e valoriza o papel essencial das crianças: elas são a geração do futuro, a esperança de um amanhã melhor e a alegria que ilumina cada momento das nossas vidas. É nas suas mãos que se constrói o mundo de amanhã.

As crianças não são apenas destinatárias de carinho e cuidado; são também fonte de inspiração. Com os seus sorrisos puros, curiosidade sem limites e energia contagiante, ensinam-nos sobre honestidade, coragem e esperança.

Neste Dia Mundial da Criança, o Diligente deu voz a quem raramente é ouvido: as próprias crianças. Conversámos com meninos e meninas de diferentes bairros de Díli, em Timor-Leste, sobre o que significa ser criança no seu país. Falámos de sonhos e medos, de brincadeiras e responsabilidades. Mas também de direitos — como o direito à educação, à saúde, à proteção — e de deveres que, muitas vezes, chegam demasiado cedo.

Infelizmente, muitas crianças ainda não têm espaço para falar. Algumas precisam de trabalhar para ajudar as suas famílias, perdendo a infância demasiado depressa.

Ser criança em Timor-Leste pode significar crescer rápido. Mas também é sinónimo de esperança, criatividade e uma surpreendente consciência social.

Sem categoria

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?