O Conselho de Imprensa destacou que o secretário de Estado para a Comunicação Social, Expedito Dias Loro Ximenes, violou a Constituição ao exigir a alteração do conteúdo de uma notícia que fazia críticas ao primeiro-ministro, Xanana Gusmão. O secretário justificou a atitude como sendo “para corrigir e não para interferir”.
O Conselho de Imprensa (CI) de Timor-Leste informou que o secretário de Estado para a Comunicação Social, Expedito Dias Loro Ximenes, violou o artigo 40º da Constituição (Liberdade de expressão e informação), ao exigir que o conteúdo de uma notícia crítica ao primeiro-ministro, Xanana Gusmão, fosse alterado. O facto, que aconteceu na redação da Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL, E.P) a 23 de abril deste ano, foi comprovado após investigação feita pelo CI, que deu detalhes sobre o assunto numa conferência de imprensa realizada na sede da entidade, em Díli, nesta segunda-feira (5.08).
Para evitar que a RTTL divulgasse o facto de Xanana Gusmão não ter cumprimentado membros do Governo no aeroporto, ao regressar a Díli de uma viagem internacional, o secretário dirigiu-se à redação da empresa pública e, acompanhado pelo presidente do órgão, José António Belo, ordenou que a informação fosse retirada da peça que seria exibida no noticiário – transmitido na televisão e no Youtube.
Depois de acompanhar a edição, Expedito Ximenes deu-se por satisfeito e foi embora. Os jornalistas da RTTL, contudo, sentiram-se censurados e não demorou para que o caso circulasse nos media locais.
Na conferência, o porta-voz do Conselho de Imprensa, Amito Araújo, exigiu ao chefe da SECOMS que “não volte a intrometer-se nas redações dos meios de comunicação social, de modo a assegurar a liberdade de imprensa e de expressão”. O resultado da investigação do CI será encaminhado à Presidência da República, ao Parlamento Nacional, à Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça, à Associação dos Jornalistas de Timor-Leste (AJTL) e a entidades da sociedade civil. Possíveis sanções ao governante não estão descartadas, informou o porta-voz do CI.
A referida entidade, que regula e supervisiona os órgãos da comunicação social e o trabalho jornalístico em Timor-Leste, agradeceu aos jornalistas por terem colaborado com a investigação, encorajando todos os profissionais a acionar o CI, na eventualidade de tentativas de censura.
Já a presidente da AJTL, Zevónia Vieira, avaliou o comportamento de Expedito Ximenes como “um claro exemplo de violação da liberdade de imprensa e expressão” e que, portanto, deve ser repudiado. “O público merece saber o que se está a passar no país, mas o governante tentou fazer censura, isto é errado”, afirmou.
Acrescentou também que a situação é ainda mais grave pelo facto de o secretário já ter sido membro do CI e, por isso, “sabe muito bem o que é a liberdade de imprensa”. “Se os políticos não o fazem [respeitar a liberdade de imprensa], estão a violar a Constituição”, resumiu Zevónia Vieira.
Por sua vez, Expedito Ximenes, durante a participação no Dili Dialogue Forum, a 10 de maio, reconheceu que realmente esteve na redação da RTTL com o objetivo de “corrigir” o conteúdo da notícia sobre a chegada de Xanana Gusmão à capital. “Não concordo quando as pessoas dizem que o Governo censurou a RTTL. Fui lá para fazer uma visita e também para dizer a verdade sobre o regresso do primeiro-ministro a Timor-Leste. Isto foi para corrigir, e não para interferir”, disse na ocasião.
O Diligente também entrou em contato com José António Belo, mas o presidente da RTTL, E.P. não respondeu.
Conforme o mais recente relatório da Organização Não-Governamental (ONG) Repórter Sem Fronteiras (RSF), divulgado em maio deste ano, Timor-Leste caiu dez posições na classificação mundial que avalia a liberdade de imprensa e agora ocupa o 20º lugar (78,92 pontos) entre 180 países. Publicado anualmente, o estudo é considerado uma referência na questão. O RSF se dedica à defesa dos princípios jornalísticos e à proteção dos profissionais da área.
Expeditamente!
(Curta mas boa)
Expeditamente
Como quem chama por mim
Cobra capelo, serpente
Escondida no meio do capim
Sera giboia, sera kakass?
Cobra verde nao rasteja assim
E cobra de agua nao e capaz
Silenciosamente, zas…
Ze Samean
Pueta de TL