BIODIVERSIDADE

Tartarugas bebés libertadas no mar de Timor-Leste

Tocart liberta tartarugas bebés no mar de Kaitehu, Liquiça/Foto:DR

A Tocart (Timor Ocean Art), empresa timorense de preservação de animais marinhos e sensibilização ambiental, libertou este domingo, nas praias de Kaitehu, no município de Liquiçá, 101 tartarugas bebés.

O trabalho de preservação vem fazer face às consequências da obra do Porto de Tíbar, que destruiu parte do habitat natural das tartarugas, animal em vias de extinção em Timor-Leste.

Depois de a organização recolher mais de 2000 ovos durante os três últimos meses e de os dois primeiros lotes de ovos terem eclodido, um total de 101 tartarugas bebés foi libertado, num evento que juntou aproximadamente 70 pessoas na praia para assistir à chegada das tartarugas bebés ao mar.

Zeca dos Santos, diretor da Tocart, explicou ao Diligente como funciona o trabalho da organização, cujo objetivo é proteger espécies em vias de extinção. “Usamos luvas para transportar os ovos recém-colocados das tartarugas, pomo-los num balde e depois mudamo-los para um lugar seguro, onde estão protegidos da água do mar”.

Muitas pessoas deslocaram-se à praia para assistir a iniciativa/Foto;DR

O projeto é financiado pelo Timor Port, no montante de 83 mil dólares. A empresa responsável pela construção do Porto de Tíbar, em Liquiçá, procura, desta forma, dar resposta à destruição que a obra causou no habitat natural das tartarugas.

O Diligente tentou obter mais esclarecimentos por parte da direção do Timor Port relativamente a esta situação e aos contornos do apoio ao projeto, mas não obteve resposta até ao momento da publicação.

Jaime Ataíde da Cruz, representante da comunidade de Kaitehu, elogiou a iniciativa e destacou a vontade da comunidade em colaborar com a Tocart. “Além de nós, a população de Maubara e de Loes também quer ajudar na preservação da espécie. Por isso, sempre que vemos ovos, recolhemo-los e entregamo-los aos responsáveis da organização para que mais tartarugas nasçam”.

Mariana Moreira, professora, levou os dois filhos pequenos para testemunharem os primeiros passos das tartarugas bebés. Quer que as crianças “cresçam com a consciência da importância de preservar o meio ambiente e, melhor do que explicar por palavras, é mostrar-lhes este registo único da beleza que é a vida”.

Array

Ver os comentários para o artigo

  1. Muitos parabens pelo excelente trabalho de preservacao dos animais marinhos.
    E trabalho duro e requer muito TLC(tender loving care), mas e tambem muito gratificante para todos envolvidos.

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?