O Banco Nacional Ultramarino (BNU) de Timor-Leste realizou, no sábado, 1 de março, no Hotel Timor, uma formação sobre dinamização comercial, com especial enfoque no novo produto de crédito com seguro de proteção da Federal Insurance Timor (FIT). A iniciativa, que também contou com a presença e com uma apresentação da FIT, visou reforçar o conhecimento dos funcionários, sobretudo os da área comercial, para melhorar a comunicação com os clientes interessados nos produtos do BNU.
Emerênciana Soares, gerente comercial do BNU, explicou que a formação contou com a participação da FIT e teve como propósito capacitar os formandos com informações sobre o novo produto, a importância do crédito responsável e ainda sobre as vantagens dos produtos oferecidos pelo banco.
Durante a sessão, a gerente mencionou que o BNU Timor disponibiliza atualmente uma ampla variedade de novos produtos. Entre eles, destacou o crédito Amigo do Ambiente, que inclui um seguro de vida associado, e a campanha de crédito em curso para investimento, com uma taxa de juro anual de 6,5%.
O seguro de vida está diretamente associado ao empréstimo contratado pelo cliente e é pago conforme o acordo assinado. Em caso de acidente ou falecimento do titular do crédito, o seguro cobre o montante em dívida.
“Existem duas regras que determinam se o seguro de vida pode ou não ser acionado”, explicou Emerênciana Soares. “Se, antes de solicitar o crédito, o cliente já estiver doente, o seguro não cobrirá a dívida. No entanto, se o contrato for assinado e, posteriormente, ocorrer um acidente ou surgir uma doença que provoque invalidez total e permanente, ou em caso de falecimento do mutuário que subscreveu o seguro, este garantirá o pagamento do crédito.”
Este tipo de crédito tem um prazo máximo de pagamento de 72 meses.
Relativamente ao crédito Amigo do Ambiente, Emerênciana destacou que é um produto vantajoso, permitindo aos clientes financiar a instalação de painéis solares nas suas residências. Já a campanha de crédito para investimento, destina-se a clientes que procuram financiamento para novos projetos, podendo a taxa de juro muito competitiva ser um incentivo adicional.
“O certificado de propriedade de terrenos também pode ser utilizado como garantia para obtenção de crédito. No entanto, a concessão do financiamento dependerá do tipo de investimento pretendido e da capacidade financeira do cliente”, acrescentou.
Além disso, os clientes não precisam de se deslocar a Díli para submeter os seus pedidos, podendo recorrer diretamente às agências do BNU nos municípios. “Basta dirigir-se à agência mais próxima e nós trataremos de todo o processo”, garantiu a gerente, referindo que já há pedidos em fase de análise.
Emerênciana Soares espera que os conhecimentos adquiridos durante a formação sejam aplicados no dia a dia dos colaboradores, contribuindo para um maior interesse dos clientes nos produtos do Banco.
O BNU Timor lançou recentemente uma campanha de crédito para investimento com uma taxa de juro de 6,5% ao ano, disponível até 30 de abril. Além disso, o banco introduziu um crédito especial para a instalação de painéis solares, designado Amigo do Ambiente.
Colaboradores comprometem-se a aumentar a adesão aos produtos do banco
Cipriano Domingos Soares, responsável pela agência do BNU de Viqueque e participante na formação, sublinhou a importância desta formação para os colaboradores das agências dos municípios, pois permite aprofundar o conhecimento sobre os novos produtos bancários.
“A formação ajudou-nos a compreender melhor as vantagens dos produtos do BNU, permitindo-nos comunicá-las com mais clareza aos clientes”, afirmou. Acrescentou ainda que, apesar da curta duração da formação – apenas um dia –, esta foi suficiente para complementar os conhecimentos básicos já adquiridos.
O responsável explicou que a formação incidiu especialmente na segurança do crédito, assegurando melhores condições para os clientes no futuro. Destacou ainda que o BNU Timor já estabeleceu um acordo com a seguradora FIT para facilitar o acesso ao crédito, eliminando a necessidade de apresentar um fiador.
“Agora, os clientes podem utilizar a FIT como garantia para obter crédito. Em caso de acidente ou falecimento, a Seguradora assume a responsabilidade, pois existe um acordo legal estabelecido”, explicou.
Fernalizia Ximenes, funcionária do atendimento ao público na agência do BNU no Timor Plaza, reforçou a importância da segurança dos créditos, salientando que estes devem trazer benefícios concretos aos clientes e ajudá-los a melhorar a sua qualidade de vida.
“Os créditos garantidos apenas por fiadores podem gerar insegurança para o cliente. O seguro de crédito evita que a dívida recaia sobre a família em caso de falecimento do titular, garantindo que o crédito seja liquidado”, afirmou.
Para Fernalizia, a formação foi extremamente útil para os colaboradores do BNU, permitindo-lhes fornecer informações mais precisas junto dos clientes sobre os produtos disponíveis e, consequentemente, aumentar o interesse dos clientes.
“A formação ajuda-nos a explicar à população timorense que este crédito é favorável para eles. Em caso de acidente e/ou morte, os clientes ficarão com o crédito pago”, acrescentou.
A responsável concluiu afirmando que a equipa comercial do BNU continuará a trabalhar para aumentar a adesão dos clientes aos produtos disponibilizados pelo banco.