Conteúdo Comercial

SACOM Energia: a ambição de ser o líder no fornecimento de combustíveis e gás em Timor-Leste

“Ao primeiro navio petroleiro timorense dei o nome do meu avô Dato Siri Loe, um resistente que se opôs ao sistema colonial”/Foto: SACOM Energia

A SACOM Energia Lda, uma empresa privada e totalmente timorense, tem como objetivo tornar-se o principal fornecedor de combustíveis e gás em Timor-Leste, primando pela qualidade, confiança e satisfação dos seus clientes e parceiros.

Entre 2014 e 2021, a empresa abasteceu a Eletricidade de Timor-Leste (EDTL) com aproximadamente 158 milhões de litros de petróleo de iluminação. A SACOM Energia mantém-se ativa no comércio internacional e na distribuição de produtos petrolíferos refinados, como gasóleo, gasolina e outros derivados, assegurando altos padrões de qualidade.

Fundada formalmente em 2004 pelos timorenses Abílio Araújo e Joana Araújo, a SACOM Energia visa consolidar-se como a maior e mais prestigiada empresa privada de petróleo e gás do país. A empresa compromete-se a dar prioridade à qualidade dos seus produtos, à satisfação dos clientes e à confiança dos parceiros de negócio.

“Conduzimos o nosso negócio com integridade, responsabilidade e transparência, valores que fazem parte da nossa cultura de trabalho”, afirma o proprietário, destacando que a empresa procura acrescentar valor à cadeia de produção, em benefício dos acionistas, trabalhadores, comunidade e do próprio país.

Sendo uma das principais empresas de distribuição de combustíveis em Timor-Leste,  a SACOM Energia está envolvida no comércio internacional e na distribuição de produtos petrolíferos refinados, entre eles o gasóleo e gasolina.

Os principais objetivos da SACOM Energia incluem a comercialização de produtos petrolíferos e derivados, consultoria e estudos na área, e a exploração de petróleo e gás nos setores “upstream”, (a exploração e produção de petróleo bruto em reservatórios subterrâneos), “midstream” (transporte e armazenamento do petróleo) e “downstream” (refinação e entrega ao consumidor), tanto em território nacional, quanto no exterior.

Inauguração no Porto de Díli do Navio Petroleiro Dato Siri Loe em dezembro de 2015/Foto: SACOM Energia

A empresa tem vindo a expandir as atividades de comércio, consultoria e distribuição de combustíveis, principalmente em Timor-Leste e na região do Sudeste Asiático, além de algumas operações em países africanos.

Recentemente, a SACOM Energia registou um crescimento orgânico significativo, ampliando as suas atividades de distribuição a grosso e de modelo B2B (entre empresas) em Timor-Leste e no leste da Indonésia.

Desde 2012, a estratégia da SACOM Energia tem-se focado no desenvolvimento das suas competências e recursos internos, contando com sólido apoio técnico e financeiro do Grupo Trafigura, liderado pelo seu falecido Presidente Claude Dauphin. A Trafigura, uma das maiores empresas de comércio e distribuição de petróleo, destilados e metais do mundo, contribuiu significativamente para o crescimento da SACOM Energia, integrando-a na sua vasta rede global e regional de parceiros, fornecedores e clientes. Esta cooperação fundamental possibilitou uma expansão significativa das nossas operações da SACOM, bem como a modernização dos seus recursos humanos e técnicos, garantindo uma capacidade financeira robusta para suportar as suas atividades e investimentos atuais.

Para além do fornecimento de 158 milhões de litros de petróleo de iluminação (LFO, sigla em inglês) à EDTL, entre 2014 e 2021, a SACOM Energia investiu, em 2017, na construção de infraestruturas essenciais, como CBM – Conventional Buoy Mooring, Sistema Convencional de Amarração de Boias – mangueira flutuante, transportador, sistema de bombagem reforçada (booster pump) e oleoduto terrestre, para facilitar o abastecimento da central elétrica de Betano, no município de Manufahi.

Estas infraestruturas permitem que os navios atraquem e descarreguem combustível diretamente através do gasoduto, reforçando a capacidade de abastecimento da EDTL.

blank
Instalação final do sistema de amarração com bóias convencionais (CBM, em inglês), em Betano, em 2017/Foto: SACOM Energia
blank
Construção do sistema transportador da mangueira flutuante, em janeiro de 2020/Foto: SACOM Energia

A SACOM Energia também investiu em Betano. A primeira fase, em 2017, consistiu na construção de amarração com bóias convencionais (CBM, em inglês) e a segunda fase, na construção do tapete rolante (Roller Conveyor) em 2020, durante o período da COVID-19, para a recolha da mangueira flutuante (Floating Hose).

Neste momento, a SACOM Energia está a trabalhar na construção de um Tank Farm – Armazém de Depósitos de Combustível – para importação e distribuição na costa Sul. “Já obtivemos a aprovação da Licença Ambiental de “Classe A”, emitida pela ANP – Autoridade Nacional do Petróleo, para uma capacidade de 7.000 toneladas. O investimento total está orçado em cerca de 12 milhões de dólares”, explicou Abílio Araújo.

Com um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação, a SACOM Energia continua a trabalhar para se afirmar como a referência no setor do petróleo e gás. Uma empresa virada para o futuro, mas que não esquece a história e o país que a viu nascer. Abílio Araújo conta: “Ao primeiro navio petroleiro timorense dei o nome do meu avô Dato Siri Loe, um resistente que se opôs ao sistema colonial. Por isso, foi preso e morreu nas masmorras de Aipelo, em Liquiçá”.

CONTEÚDO COMERCIAL

blank

Ver os comentários para o artigo

  1. Parabens!
    Um passo pequeno mas de grande comprimento num futuro proximo e prospero.
    Tomo a liberdade de sugerir que invistam em lares para as raparigas do interior poderem ter onde em paz e sossego estudarem nas universidades. E ja agora deem-lhe o nome “Lar Joana”, em respeito pela Joana, 20 anos, estudante universitaria.
    Muito obrigado Abilio Araujo!

  2. A SACOM Energia e uma lufada de ar fresco em TL.
    Assim sendo, gostaria de salientar a necessidade e a vantagem de um “Amorim” como manager da equipa de todos nos, o Futebol Clube de TL. E jovem, 39 anos, mais novo que o meu filho mais novo, tem carisma, e sorridente sem ser traicoeiro, tem experiencia nas lides do jogo rei. Treina-se com a equipa, tem energia, nao anda a arrastar os pes, e poliglota, inspira confianca, dai o planted das equipas donde tem passado, joguem para ele, tem amor a camisola. Nao sao corruptos nem traicoeiros como os diabetes, a hipertensao e o elevado colesterol, 3 tipos de atletas que e necessario a gente ter olhos nas costas.
    O sistema de jogo 3x4x3 e uma tactica que o nosso team nacional mais precisa; 3 novos portos, 4 novos aeroportos e 3 centrais de leite. Afinal como nao temos ainda Santos, e imperativo que tenhamos “leiteira”.
    Um Amorim jovem, cheio de genica, know how, com vontade ferrea de servir o nosso clube precisa-se urgentemente.
    E necessario nao perder mais tempo, o jogo ja comecou faz 25 anos.

    Ze Foradejogo

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?