O evento, que terá lugar no Arquivo & Museu da Resistência Timorense, vai reunir especialistas para debater os desafios do ensino do português em Timor-Leste. Com conferências, mesas redondas e momentos culturais, a iniciativa promete criar um espaço para debater soluções inovadoras e celebrar a língua portuguesa enquanto instrumento de ligação em Timor-Leste e no espaço lusófono.
Nos dias 10 e 11 de outubro, o Arquivo & Museu da Resistência Timorense será palco das IX Jornadas Pedagógicas, um evento promovido pelo projeto FOCO.UNTL, resultado de uma parceria estabelecida entre a Universidade Nacional Timor Lorosa´e (UNTL) e o Camões, Instituto de Cooperação e da Língua.
O evento terá como tema central “Literacias Transversais em Timor-Leste: repensar o ensino em português”, e pretende fomentar a reflexão sobre o papel do português no contexto educacional timorense.
A abertura será marcada por uma sessão solene, seguida de uma conferência plenária focada nos desafios do ensino do português como língua não materna, abordando os pressupostos sociolinguísticos para a criação de currículos e materiais didáticos.
O programa contará também com várias comunicações, nas quais especialistas discutirão temas que vão desde as interferências linguísticas entre o português e o tétum até ao impacto da arte de contar histórias na aprendizagem da língua.
Paulo Faria, coordenador científico-pedagógico do FOCO.UNTL, que também coordena por inerência a comissão organizadora das jornadas, explicou que o evento tem como público-alvo os estudantes do ensino superior que estudam Língua Portuguesa, bem como professores, investigadores nacionais e estrangeiros, cujo foco de atividade é o ensino do português.
O coordenador garantiu que estão a ser feitos esforços para garantir uma transmissão em direto do evento, a qual será anunciada em breve.
Destacou também que haverá espaço para interação com os participantes, frisando que “as jornadas são um espaço que privilegia a partilha de resultados no âmbito da Língua Portuguesa e, nesse sentido, claro que haverá oportunidade para interagir com o público”. Além disso, haverá intervalos propícios ao convívio e à troca de ideias entre os palestrantes e o público.
Paulo Faria salientou ainda que todos os anos é feita uma chamada para trabalhos para que os investigadores nacionais e internacionais possam submeter resumos, que depois serão analisados por uma comissão científica com o intuito de selecionar e validar trabalhos a incluir nas jornadas.
O segundo dia será igualmente dinâmico, com mesas redondas, simpósios e debates sobre questões pedagógicas, como a utilização de conectores discursivos e a sustentabilidade na educação.
O evento encerrará com o lançamento de um livro de artigos selecionados da edição do ano passado e que estará à venda por uma quantia simbólica. Faria reforçou a importância desta publicação, afirmando que “todos os anos, as jornadas apresentam o resultado do trabalho de investigação através da publicação de um livro com artigos selecionados”, e destacou o valor deste momento para disseminar conhecimento relevante sobre o ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste e mostrar o trabalho de investigação que se faz no âmbito do projeto FOCO.UNTL.
A iniciativa culminará numa apresentação cultural da associação Haktuir Ai-Knanoik, que trará uma demonstração artística das tradições timorenses, celebrando a relação entre a língua e a cultura locais.
Estas jornadas proporcionam um espaço privilegiado para a troca de experiências e propostas inovadoras, num esforço conjunto para enfrentar os desafios do ensino numa sociedade marcada pela diversidade linguística e cultural, de que é bom exemplo Timor-Leste.
CONTEÚDO PATROCINADO POR: