(Conteúdo Patrocinado)

CLJ, CAFE e Diligente promovem workshop de jornalismo para estudantes do ensino secundário de Díli e Liquiçá

Workshop de jornalismo/Foto: Diligente

Atividade envolveu 20 estudantes e os jovens irão escrever textos jornalísticos sobre temas do seu interesse: os três melhores serão publicados no Diligente e premiados em evento no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a 3 de maio

No âmbito da celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos (25 de abril de 1974 a 25 de abril de 2024) e do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, efeméride celebrada a 3 de maio, ontem, dia 15 de abril, o Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ), em parceria com os Centros de Aprendizagem e Formação Escolar de Timor-Leste (CAFE) de Díli e Liquiçá e o Diligente promoveram um workshop de jornalismo para os estudantes do ensino secundário.

A iniciativa, que durou o dia inteiro, teve lugar na sala de formação do Centro Cultural Jorge Sampaio, na Embaixada de Portugal, em Díli, e contou com a presença de 20 estudantes, acompanhados por professores nacionais e internacionais.

Antónia Kastono Martins, jornalista do Diligente, primeiro órgão de comunicação social timorense totalmente em língua portuguesa, foi a formadora deste dia de aprendizagem e partilha, que pretendeu esclarecer sobre a importância do jornalismo e de uma imprensa livre para a sociedade. A atividade envolveu a abordagem de noções básicas da prática jornalística, recomendações para identificar desinformação ou textos mal redigidos, exercícios e muito diálogo.

Na parte da manhã, os alunos foram convidados a refletir sobre os conceitos de informação, o desenvolvimento da comunicação, aparecimento do jornalismo e principais géneros, estrutura da notícia e notícias falsas.

Durante a tarde, a liberdade de imprensa e a realidade em Timor-Leste foram os temas explorados. No final, os estudantes realizaram uma dinâmica para rever os conteúdos abordados ao longo do dia.

A sessão terminou com um desafio para o grupo de estudantes: durante as próximas duas semanas, deverão produzir notícias ou entrevistas sobre assuntos que tenham impacto na sua comunidade ou escola.

Até ao dia 29 de abril, deverão enviar os textos para o email do Diligente, que irá avaliar e selecionar os três melhores. Estes serão publicados no site do Diligente e os seus autores serão premiados numa cerimónia no próximo dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no Centro Cultural Jorge Sampaio.

Para conhecer melhor o CLJ, clique aqui.

CONTEÚDO PATROCINADO POR :

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?