TimorCast | Ep. 33 – Petição contra o possível indulto a ex-padre pedófilo

Hoje falamos de um tema que tem gerado polémica e levantado sérias preocupações em Timor-Leste: o nome de Richard Daschbach, ex-padre condenado por abusar sexualmente de dezenas de menores, consta da lista de possíveis indultos presidenciais.

A notícia causou indignação em vários setores da sociedade, mas também gerou silêncio. Entre os que se recusaram a comentar e os que continuam a defender o agressor, um grupo de jovens decidiu agir: criaram uma petição dirigida ao Presidente da República, pedindo que não conceda o indulto a um abusador condenado.

Queremos perceber o que os levou a avançar com esta iniciativa, que riscos estão a correr, como tem sido a resposta da sociedade e o que esperam com este apelo público à justiça.

Carina Lima, fundadora do projeto social Sorrisos de Leste, que iniciou a petição contra o possível indulto, responde às nossas perguntas.

 

Ver os comentários para o artigo

  1. Parabéns, Carina Lima, pela tua coragem. Precisamos de mais “Carina” e eu acredito, que as há. O futuro de Timor-Leste está nas vossas mãos. Continuem a defender quem não tem voz. Num país em que 95 5% da população é Catolica, pergunto: a Igreja Catolica Timorense preferiu optar pelo silêncio. Porque?

  2. Saúdo esta petição e a coragem que revela, como meio de luta, com o sentido de que a indignação de todos nós leve o senhor Presidente da República a não conceder indulto pelos crimes de pedofilia que o ex padre Richard Daschbach cometera e pelos quais fora condenado pelo tribunal do Vaticano e pelo tribunal de Timor-Leste – agir com justiça e de um modo moralmente saudável é, neste caso, não conceder o indulto.

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?