Primeiro avião de bandeira timorense aterra em Díli

O A320 começa a operar dia 28, com voos diários para a Indonésia/Foto: Diligente

O relógio marcava 8h40 quando o trem de aterragem do A320, primeiro avião de bandeira timorense, tocou na pista do Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O voo inaugural foi recebido por jatos de água, sob o olhar atento de jornalistas, de membros do Governo, do Presidente da República e de todos aqueles que tiveram oportunidade de assistir ao momento histórico.

“Espero que este seja um dia marcante para todos os timorenses. Este avião é o resultado de um longo processo, motivado pela necessidade de termos a nossa própria companhia aérea. Já estava na hora de Timor ter o seu próprio avião”, realçou o diretor executivo da Aero Dili, Lourenço de Oliveira, ao Diligente.

O responsável contou que, depois de muito esforço foi possível “assinar o acordo com a Dubai Aerospace Enterprise para adquirir o Airbus 320. Mas, para tal, foi necessário cumprir certos requisitos, que envolvem capacidade financeira e recursos específicos que nos permitiram contar com o apoio técnico necessário para dar assistência ao processo de preparação.”

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, salientou a importância de iniciativas do setor privado como esta, sem deixar de sublinhar a necessidade de granjearem o apoio do Estado. Nesse sentido, apelou ao Governo para criar condições para o setor aéreo, sobretudo, financiamento para a empresa.

Já para o ministro dos Transportes e Comunicações, José Agustinho da Silva, a chegada do primeiro avião de Timor-Leste “representa um passo importante para as conexões aéreas do país”, sublinhou. “Hoje é um dia muito importante para o Estado timorense, porque, durante 20 anos de restauração da independência, é a primeira vez que temos um empresário com espírito empreendedor e vontade de investir no setor aéreo com o símbolo da nação.”

O A320, com capacidade para transportar 162 passageiros, vai operar todos os dias com rotas de voos regulares para a Indonésia e para Singapura, a partir do dia 28 deste mês. Estão previstos também, a curto prazo, voos para a Austrália, China, Filipinas e Malásia. No futuro, a companhia ambiciona alargar a frota e adquirir aeronaves maiores, que permitam voos mais longos.

Os preços dos bilhetes não foram ainda disponibilizados.

Array

Ver os comentários para o artigo

  1. O mais importante nao e ter uma companhia de aviacao, o mais importante e ser capaz da manutencao dos avioes para que o diabo nao teca uma das suas piores telenovelas.
    Os avioes hoje estao quase a preco dos noodles(supamin), os desertos dos EUA, da Russia estao cheios deles.
    Como timorense desejo a todos as maiores prosperidades!

Comente ou sugira uma correção

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?